Clique nas imagens para ampliar
IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ABANDONO DE EMERGÊNCIA EFICIENTE
Uma atuação rápida e eficiente é determinante para a diminuição dos transtornos causados por situações de incêndios. Nesses casos, o ideal é que os focos sejam eliminados antes da ocorrência de quaisquer prejuízos – sejam materiais ou humanos. Contudo, há uma preocupação maior com a vida presente no local, tornando a evacuação uma prioridade. Por conta disso, é fundamental que as edificações possuam um plano de abandono de emergência, que otimize o tempo de saída do local durante o pânico.
Um bom plano de abandono de emergência deve ser formulado com base em estudos e orientações de profissionais qualificados. É preciso considerar também as particularidades dos ambientes, efetuar uma análise preliminar para identificar locais que apresentem risco de incêndio e detalhar os procedimentos a serem realizados por brigadistas e profissionais durante situações de emergência. A partir disso, as instituições têm a garantia de que os procedimentos necessários para a proteção humana e dos materiais alocados nos espaços estão documentados e aptos para serem executados, caso existam ocorrências de incêndio.
DADOS NECESSÁRIOS PARA O PLANO DE ABANDONO DE EMERGÊNCIA
Alguns dados devem ser levantados antes da concepção do plano de abandono de emergência, possibilitando que todas as medidas adequadas sejam inseridas no documento. Entre os dados, estão:
- Descrição da vizinhança do imóvel: é preciso descrever a localização correta do imóvel e anexar detalhes sobre suas redondezas, permitindo previsões sobre o comportamento da propagação do fogo caso existam ocorrências.
- Detalhamento de recursos: deve ser realizado um levantamento da quantidade e do posicionamento dos recursos de combate ao incêndio. A partir disso, é possível determinar rotas mais seguras e outros procedimentos no corpo do plano de abandono de emergência.
- Tipo de atividade executada na edificação: é fundamental que a atividade executada na edificação seja descrita em detalhes, garantindo a identificação precisa de áreas de risco.
- Tipo de construção: a determinação do tipo de construção também facilita o estudo sobre o comportamento do fogo, facilitando a elaboração dos procedimentos contidos no plano de abandono de emergência.
WORD FIRE ASSESSORIA CONTRA INCÊNDIO COMO PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Com atendimento na região da Capital, ABC e do litoral sul de São Paulo, a Word Fire Assessoria Contra Incêndio é especializada na prestação de serviços relacionados à prevenção e ao combate a incêndios. A empresa presta assessoria para obtenção de AVCB e CLCB, contando com colaboradores qualificados e instruídos para analisar todos os detalhes relacionados às necessidades dos clientes.
Para saber mais sobre Plano de abandono de emergência
Ligue para 11 3774-7339 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!